Composto Madeira Plástico - WPC - Aplicações

A madeira plástica, apresenta uma enorme versatibilidade, tanto na forma, dimensão, ou aspecto.

Permite a substituição de diversas madeiras raras, em muitas aplicações onde qualquer de suas propriedades, como a resistência à água, sejam desejadas.

A sua comercialização pode dar-se aos mesmos moldes da madeira convencional, e ainda permitir formatos impensáveis para a madeira em determinadas dimensões, como perfis em L, U ou X, tubos arredondados ou quadrados, ou ainda formatos perfis e formatos sob encomenda, já com texturas específicas.
Perfis de madeira plástica similares aos de madeira


Perfis de madeira plástica practicamente impossíveis de ser obtidos com madeira

O que se pode fabricar com este material?

Um dos primeiros objectos em que se verifica o uso de madeira plástica como material alternativo de forma extensiva são os cabos de pincéis. Aqui já se verifica as suas vantagens sobre a madeira, mostrando suas vantagens de não permitir a fixação de tintas comuns e a resistência aos solventes.

A suas maiores vantagens vão expressar-se na produção de objectos externos (a céu aberto, por exemplo), expostos às intempéries, ou internos, quando expostos à humidade elevada. Entre estes dois ambientes, destacamos:

Bancos de praça e de estações de transporte colectivo, móveis de jardim.
Banco de praça ou jardim em madeira plástica.

Instalações para recolha de lixo.

Cesto de lixo público em madeira plástica

Cobertura de pontes e passarelas (e as próprias passarelas, dependendo das dimensões).
Uma passarela de jardim confeccionada em madeira plástica

Escadas, corrimãos, guardas de sacadas, etc, ou qualquer construção diversas onde substitua adequadamente a madeira ou metal.


Decks de piscinas e de banheiros coletivos, como os de instalações esportivas.

Pallets para transporte e armazenamento de mercadorias, com a imensa vantagem de pelas suas características de evitarem pragas, dispensam fumigação, entrave nas atividades aduaneiras, como na exportação de peças industriais. São citados pelos fabricantes que já se beneficiam das propriedades da madeira plástica até a resistência a cargas de 1200 Kg em porta pallets.


Estrados tanto para uso doméstico (em áreas de lavagem de roupas), industriais (industrias de produção de alimentos) como agropecuária (criações de animais, incluindo moluscos, tanto na sua alimentação, quanto limpeza quanto tratamento veterinário).

No segmento da indústria e comércio de produtos alimentícios pode-se destacar talhos, depósitos de bebidas, frigoríficos, mercados diversos e padarias. Nos comércios de grandes superfícies, como supermercados, permite o isolamento de câmaras frigoríficas. Nos serviços em grandes empresas, permite estrados em cozinhas industriais.

Aplicações de madeira de grande volume e onde as propriedades de resistência à tração não sejam significativas, mas a resistência à compressão e uma certa elasticidade sejam desejáveis, como os dormentes ou traves de comboios e metros. Os testes com dormentes em madeira plástica tem apresentado os mesmos parâmetros de dormentes de madeira e a sua vida útil pela própria resistência à humidade e decomposição é estimada em até 50 anos.


Dormentes em madeira plástica


Estacas para tutoramento de plantios e jardinagem.


Permite o fabrico de objectos onde é usual o ferro fundido como material, em aplicações urbanas e sanitárias, como tampas de instalações subterrâneas, tampas de esgotos pluviais, reduzindo seu custo tanto de fabrico, quanto de manutenção e evitando o roubo para a refundição.

Pode ainda ser usado para móveis escolares, com vantagens para a prevenção do vandalismo e higiene

2 Comentários:

Abner Reis disse...

Gostaria de saber mais sobre a aplicação tintas e vernizes neste tipo de material. Se existe algum estudo à respeito...
Caso haja, deixo meu e-mail, pois muito me interessa se puderem me enviar agradeço.
abner_totti@hotmail.com

Anónimo disse...

Gostaria de saber se está madeira plástica pode ser utilizada para fazer uma casa pré, ou seja usarei madeira de madeira para juntas, ou seja, dormentes e a madeira plástica para paredes de salas, quartos, cozinha e bannheiro será de alvenária.
Ela aguenta, quanto custaria o metro, é facil de encontrar 15x4, no caso eu precisaria de uns 400 metros o preço é acessivel. Por favor peço respostas nilgazzola@bol.com.br