Composto Madeira Plástico - WPC - Wood Plastic Composite
sexta-feira, 5 de março de 2010
Os plásticos estão presentes nos mais diversos produtos e tornam-se um problema depois de serem descartados. De degradação demorada (leva cerca de 100 anos para se decompor), são responsáveis, por exemplo, por problemas como “entupimentos” sistemas de saneamento e água pluviais, que causam inundações nas cidades.
Os resíduos plásticos constituem um importante factor na questão do lixo sólido, pois embora representem apenas cerca de 4% a 7% do peso total dos resíduos (devido à sua baixa densidade e o formato dos artefatos produzidos), acaba por representar até 20% do volume total.
Uma solução para este desafio é a Madeira Plástica ou Madeira Ecológica, que alia aspectos ecológicos, económicos e sociais. Ou seja, trata-se de Madeira Sintética (MS), que no mercado mundial já é amplamente conhecida como WPC (Wood Plastic Composite) - composto de madeira e plástico. A Madeira Plástica tem um mercado extremamente amplo, podendo ser usada, com vantagens, para quase todos os fins da madeira comum e/ou plástico.
O Produto
A Madeira Plástica é um produto novo, ecologicamente correcto, fabricado a partir da transformação de matérias-primas reaproveitáveis (naturais ou não) e de materiais recicláveis (como resíduos de diversos tipos de plásticos e fibras vegetais). Deste processo resultam peças que podem imitar e/ou substituir a madeira natural, com vantagens.
A base do produto é qualquer tipo de plástico reciclável, ao que se podem agregar até 40% de fibras vegetais, tais como: serrim, fibra de coco, bambu, borra de café, sabugo de milho, casca de arroz, raspas de couro, algodão, folhas, e mais uma infinidade de outras.
É possível introduzir corantes na mistura, fazendo qualquer tipo de cor (desde que o resíduo plástico a ser usado seja claro).
Aspectos Ambientais:
Os benefícios ambientais principais são:
O produto evita o corte de árvores, preservando as florestas;
O uso de resíduos contribui para a limpeza do meio ambiente;
Além de usar materiais reciclados, o produto é reciclável;
O processo não gera qualquer tipo de poluição ou resíduos.
Aspectos Genéricos:
Nosso processo utiliza-se de materiais como:
Resíduos plásticos diversos (listados abaixo).
Resíduos vegetais: cascas de cereais, serragem, bagaço de cana-de-açúcar etc.
Resíduos minerais: carbonatos, gesso, fibra de vidro etc.
Resíduos animais: couro, pêlos, penas etc.
Resíduos industriais: borrachas, silicones, PU etc.
Resinas e polímeros utilizáveis:
Em princípio, qualquer plástico é passível de aproveitamento em nosso processo. Todavia, nem todos oferecem as características ideais. Dentre os plásticos, os mais aplicáveis são:
a) PEAD (polietileno de alta densidade);
b) PEBD (polietileno de baixa densidade);
b) PP (polipropileno);
c) PS (poliestireno);
d) ABS (acrilonutrilo butatieno estireno);
e) PA (poliamida = nylon).
Perguntas frequentes respondidas
Ecowood pode ter cores variadas?
Em princípio sim, com a inclusão de pigmentos nas fórmulas. As tonalidades mais facilmente obtidas são as cores escuras (preto, marrom e cinza).
Porque não usar somente plástico na composição?
Porque a combinação de fibras vegetais e plásticos é que faz com que o material tenha aparência e consistência de madeira. Isso permite que o produto possa ser pregado, aparafusado, serrado, enfim, tratado como se fosse madeira natural. Além de manter características do plástico, como ser impermeável, ser imune a pragas, não ter farpas etc. Se usarmos apenas plástico, não terá a mesma resistência, ficará muito flexível, não poderemos usar pregos, ou seja, não será Ecowood.
Eu preciso de ferramentas especiais para usar a madeira plástica?
Não. A madeira plástica pode ser trabalhada com o mesmo ferramental que se usa para a madeira natural.
Pode ser pintado?
Sim, pode ser pintado com diversos tipos de tintas e vernizes.
Qual a manutenção requerida para a madeira plástica?
Não requer nenhum tipo de manutenção, podendo ser utilizada em seu estado original. Entretanto, se houver aplicação de tintas ou vernizes no produto, essa aplicação deverá sofrer manutenção periódica, da mesma forma que ocorre com a madeira natural.
Absorve humidade?
Não.
Como se comporta a madeira plástica na mudança de temperatura?
Não existem estudos relativamente sobre este aspecto. Contudo, segundo testes práticos não aparenta variações nas dimensões dos perfis testados.
Qual o peso da madeira plástica comparada com a madeira natural?
Depende da madeira. Se comparada a madeiras nobres, apresenta peso semelhante. Contudo, na comparação com madeiras menos nobres, a madeira plástica é mais pesada.
1 Comentário:
Estamos em busca de fornecedor de pellets para WPC para injeção plástico
favor enviar contato para o e-mail carloseduardoads@uol.com.br
Enviar um comentário