Lightweight Wood Panel

O painelcolmeia atende aos requisitos de hoje para mobilidade e inovação em produtos derivados de madeira, revolucionando o fabrico de móveis e design de interiores em geral. Apenas uma placa pode oferecer uma verdadeira economia de peso alveolar sem afetar o desempenho mecânico.

É um material originalmente concebido para a indústria aeronáutica, com uma utilização crescente na indústria moveleira.


Foram várias as propostas desenvolvidas com o objectivo de ter um material que satisfaça a leveza e resistência mecânica. Possivelmente por serem os mais adequados a estas condiçõeschamaram, portanto, a atenção para as estruturas e os fabricantes de móveis.
 


Foi um longo processo de desenvolvimento, incluindo técnicas de testes de carga nos painéis e do hardware usado. O conhecimento acumulado assegura as competências necessárias para conduzir, juntamente com o cliente, o desenvolvimento de programas abrangentes de móveis com painéis colméia.

As aplicações do painel do favo de mel são muito variadas. No sector moveleiro em forma de kit, o material afirmou-se rapidamente  e que, sem ser aproveitado, no entanto, deixou sozinho todo o seu potencial. Outras aplicações como o produção de móbiliário modular para salas e dormitórios, móveis para escritórios e entidades públicas, pequenos móveis e cozinha. As vantagens no peso e economia de recursos é enorme.


Muitos são, portanto, as indicações que apontam para um futuro promissor para o painel colmeia, que, devido às suas propriedades, poderia tornar-se uma concorrência séria para o aglomerado de particulas..


Os sistemas de fixação entre placas é constituido por acessórios e ligadores especialmente produzidos para este tipo de paineis. Actualmente o preço destes acessórios ainda constitui uma desvantagem da fase de acabamento e montagem de mobiliário com este tipo de derivado de madeira.






Claro que os resultados são empressionantes, no sentido em que podemos ter uma peça de mobiliário de grande tamanho, grande espessura, a mesma resitência mecânica, mas com um peso reduzido.