OSB - Aplicações na construção civil tradicional

O OSB pode ser utilizado, no sistema tradicional de construção, durante o período da obra em tapumes, instalações provisórias, barreirasde protecção, pontes ou confragens para betão. Através de composições distintas também é possível fazer uso do OSB como estrutura de mezanines, telhados ou mesmo como revestimento de paredes internas e externas.

Vedação de obras (tapumes)

Recomenda-se a utilização do Tapume o qual é composto por tiras de madeira prensadas e unidas com resinas resistentes à acção da água o que garante uma óptima aparência e alta resistência à delaminação e ao empenamento quando exposto à intempérie. Excelente para vedação de obras. O Tapume traz também como vantagem o rendimento, graças ao seu dimensionamento mais largo (11% maior), quando comparado ao seu concorrente, ou seja, 9 placas de Tapume correspondem a 10 placas de contraplacado.

o Instalações:
A instalação é similar a feita com o contraplacado, apenas utilizando as recomendações citadas abaixo:

o Revestimentos:
Pode utilizar-se qualquer tipo de tinta à base de solvente. No caso do uso de tinta à base de água, recomenda-se apenas a acrílica. Aceita também a pintura com vernizes incolores ou corantes, mas neste caso recomenda-se aplicação de 2 ou 3 demãos com manutenção a cada 12 meses.Para aplicação de texturas ou massa corrida, recomenda-se uma lixagem prévia com lixa grão 100. Também é recomendado selar o topo dos painéis.

o Fixação:
Aceita pregos galvanizados comuns, espiralados ou anelados. Também podem ser utilizados parafusos comuns ou grampos.

o Dicas para obter a maior durabilidade dos painéis:
§ Selar as bordas dos painéis com uma das tintas recomendadas;
§ Nas juntas, deixar um espaço de 3 mm entre as placas;
§ Ao fixar os painéis, cuidar para que fiquem divididos meio a meio sobre o barrote. Deixar no mínimo 2,5 cm acima do solo


Instalações provisórias (canteiros de obras)

Como o OSB tem resistência mecânica similar a do contraplacado, pode ser utilizado da mesma maneira com os métodos convencionais de construção. A sua alta resistência à delaminação e ao empenamento, garante ao canteiro óptimas condições higiénicas, durabilidade e excelente aparência.

Confragens para betão

Pode ser oferecido 3 produtos para confragens de betão de vigas, lajes, pilares e fundações:
o Eco-Tábua
o Eco-form
o Top-Form
O Eco-tábua garante 2 a 3 usos com desmoldante e é recomendado para obras em que não serão necessárias muitas utilizações. Por ser um produto industrializado, apresenta vantagens sobre as tábuas encontradas no mercado: tábua seca, recta, sem fendas ou nós, que não entorta e com óptima resistência mecânica e à humidade. É feita com madeira 100% reflorestada e em diversos comprimentos, a fim de minimizar as perdas nas obras.As construções em que se exige um maior número de usos, poderá ser utilizado o Eco-form, produto sem revestimento, desenvolvido exclusivamente para o uso em confragens, com garantia de até 10 usos (com aplicação de desmoldante, considerando as duas faces do painel). Destaque para a selagem com tinta impermeabilizante nas bordas, nas cores laranja e branco, que auxilia na protecção contra a humidade, tornado os painéis mais resistentes e com garantia de até 10 usos (5 em cada face) com desmoldante. O Top-Form possui características semelhantes ao Eco-form. A diferença está na selagem de bordas na cor branca e no revestimento com filme fenólico 120g/m2 (Tego Filme) nas duas faces do painel, garantindo um melhor acabamento e maior número de utilizações. Garantia de até 16 usos, considerando as duas faces do painel.

Pontes e barreiras de protecção

Para esta aplicação podem ser utilizadas as placas Indu-Plac ou tábuas Eco-Tábua.Para barreiras de protecção deve-se utilizar painéis com espessura de no mínimo 18mm. No caso de pontes recomenda-se espaçamento máximo entre apoios de 60 cm. Tanto na execução das pontes como das barreiras de protecção devem ser seguidas às normas presentes na legislação específica.

Mezanines, palcos, pontes e afins


O OSB é excelente para estes tipos de estruturas, devido à sua resistência e alta qualidade. Os produtos indicados para esta aplicação são: OSB Home Plus Estrutural.Abaixo está a tabela de cargas verticais admissíveis do OSB.

Coberturas e telhados

Sobre uma estrutura de madeira ou aço, as placas de OSB são uma excelente opção para compor o substrato de telhados e coberturas. Combinando as características naturais da madeira com a tecnologia do processo de fabrico, o OSB oferece alta resistência, rigidez, uniformidade e durabilidade. O processo de fabrico elimina surpresas como vazios e nós internos. Assim se eliminam também os desperdícios por falhas nos painéis.Prática comum na América do Norte, a utilização de subcobertura composta por placas de OSB em telhados melhora bastante o conforto térmico da edificação e pode contribuir na rigidez da estrutura à acção do vento.A selecção dos painéis de OSB mais adequados para a função de cobertura depende do espaçamento das tesouras e das solicitações de flexão oriunda do peso da cobertura e cisalhamento no plano do painel, quando este é dimensionado para resistir aos efeitos de distorção ocasionados pela acção de vento ou abalo sísmico.Para coberturas e telhados podem ser utilizados: OSB Home Plus Estrutural, OSB Home Estrutural, TechShield, Subcobertura e Telha Shingle.

Forros

Foi desenvolvido um painel de OSB produzido com resina fenólica, revestido em uma face com uma lâmina de madeira natural ranhurada. O produto é o Decowall. O pratico do OSB com a beleza da madeira natural.


Divisórias internas

Devido a sua resistência e alta qualidade, o OSB é um excelente produto para compor divisórias internas. Além do OSB Home Plus Estrutural, OSB Home Estrutural e Indu-Plac, pode ser proporcionado dois revestimentos decorativos: Decowall e SmartSide.


Decoração de paredes


Unindo o pratico do OSB com a aparência da madeira natural em dois produtos:O Decowall, para revestimentos internos e o SmartSide para revestimentos internos e externos. Ambos fáceis de pintar e instalar.

2 Comentários:

JCataclism disse...

Este tópico ficou especial! Bastante informativo e esclarecedor. Obrigado!

J.Cataclism
Brasil - sul

Michael Robert Artes disse...

Muito bem produzido e bastante esclarcedor.