HDF - High Density Fiberboard ou Hardboard

Hardboard, também chamado High density fiber board, não deve ser confundido com Hardwood (folhosas), é um tipo de produto de engenharia. É semelhante ao painel de partículas e MDF.


São painéis de fibra formados por fibras de madeiras seleccionadas provenientes de cultivos florestais de Pinus, por isso é ecologicamente correcto. As fibras são aglutinadas e compactadas entre si com resina sintética através da acção conjunta de pressão e calor em prensa contínua de última geração. Hardboard é produzido em um processo húmido ou seco. O processo húmido deixa apenas um lado bom e hardboard processado a seco é bom em ambos os lados.

Este tipo de painel, apresenta uma superfície lisa e excelente para pintura e outros acabamentos.

Um pouco da sua História
Um produto semelhante ao hardboard foi feito pela primeira vez em Inglaterra em 1898 com resíduos de papel prensados a quente. Em 1900, placa de fibras de densidade relativamente baixa foi fabricado no Canadá. No início dos anos 20, melhores métodos de compressão de polpa de madeira húmida em altas temperaturas, resultou num produto de maior densidade.

Ao contrário de madeira maciça, o hardboard é muito homogénea, sem grão. Um laminado de madeira pode ser colado para dar a aparência de madeira sólida.

Caracteristicas
Para atender os mais exigentes consumidores, o HDF é o único do mercado com espessura a partir de 2,5 mm, 100% fibra longa e de coloração clara. É um painel industrial homogéneo, com excelente estabilidade dimensional, de superfície uniforme, lisa e de alta densidade. É rigorosamente testado em conformidade com as normas EN, mundialmente aceitas para estes produtos.

High Density Fiberboard é um painel feito com fibras de madeira com densidade superior ao do MDF, acima de 800 kg/m3, o que significa maiores resistência mecânica e rigidez.

São chapas com resistências físicomecânicas melhoradas para aplicações que requeiram alta resistência à flexão, suportando pesos elevados ou repetidos impactos.

O seu fabrico realiza-se a partir de fibras húmidas compactadas sob a acção de níveis elevados de pressão e temperatura, cuja união é favorecida pela resina de origem natural que se encontra nas fibras.

Estas chapas obtêm-se aumentando a quantidade de fibras, de resina aglutinante, e modificando o ciclo produtivo.

Este difere de painéis de partículas na medida em que a ligação às fibras de madeira não requer nenhum material adicional, apesar de ser adicionada a resina frequentemente. Ao contrário de painéis de partículas, não vai fender.

Utilizações
Escadas, prateleiras industriais, tampos de bancadas industriais, estruturas de mesas, componentes de cadeiras, soalhos.


3 Comentários:

Anónimo disse...

obrigado pela matéria foi bastante esclarecedor

Anónimo disse...

ola amigo, legal sua colocação, esclarece algumas das varias duvidas que nos ocorrem. tambem me proporcionou uma nova duvida pois no inicio da explanaçao vc coloca: "hardwood (resinosas)", peço que se possivel verifique essa afirmação, pois se nao me falha a memoria as especies resinosas sao as coniferas que sao classificadas como softwood.
obrigado.

Dicaf disse...

Boa tarde

Obrigado pela atenção. De facto está aí um GRANDE erro que vou já corrigir. É esse o espirito. Partilhar actualizar a informação de forma a ser o mais fidedigna possivel.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Dicaf