Post forming - Aplicação tridimensional

O processo tridimensional, ou 3D, permite ao cliente aplicar o laminado em peças maquinadas, com altos e baixos relevos, apliques, vazados e diferentes formas geométricas revestindo a peça tanto na sua superfície quanto nos bordos sem emendas e sem a necessidade de posterior aplicação de fitas de borda.


Aplicação Passo a passo


PASSO 1:
Lixar a peça com um lixa 120 para madeira. Isto evitará deformações após a moldagem, pois qualquer imperfeição da peça, incluindo excesso de cola serão facilmente notados após a prensagem.

PASSO 2:
Antes de utilizar a peça retire os resíduos de pó com o auxilio de uma mangueira de ar comprimido.


Preparação da cola

Ao inicio do processo de produção a cola deverá ser homogeinizada durante aproximadamente 15 minutos para evitar o aparecimento de bolas de cola e dificultar a aplicação do produto.
Monte a pistola de aplicação cuidando sempre para que os bicos estejam limpos e desentupidos. Sujere-se que a pistola seja limpa com solvente e água e antes de colocar a cola no aplicador. Também é interessante coar a cola em um filtro antes de usá-la.


Aplicação da cola

Para efectuar a aplicação de cola nas peças, coloque-as sobre uma base menor. A quantidade de camadas aplicadas varia conforme determinações técnicas do fornecedor. Aplique a cola com a pistola a uma distância de aproximadamente 30 cm e com o leque aberto para evitar o acúmulo de cola. Sugere-se que seja feita em ângulo recto ou de baixo para cima.
Passe a cola em todas as bordas, laterais, nas partes internas e nas ranhuras superiores caso houver. Caso a peça seja grande passe uma fina camada na parte superior. A secagem varia de acordo com a temperatura do ambiente ou humidade do ar. Caso haja necessidade de uma segunda aplicação de cola, respeitar o tempo de cura de aproximadamente 20 min.


OBS.: Algumas colas após aplicação não suportam o tempo de 4 horas de aplicação pois não garantem o tempo de colagem conforme determinação técnica do fabricante de móveis.

Colocando as peças na prensa

Após aplicada a cola, coloque a peça pronta em cima de um molde de dimensões menores.
Aproximadamente de 0,7 a 1 cm de cada lado.


Procure utilizar todo o espaço interno da máquina, respeitando sempre a distância entre as peças que deve ser o dobro da espessura da peça.


Cobrir as peças na prensa


Antes de utilizar o laminado, deve ser retirado, com o auxilio do ar comprimido qualquer poeira da superfície da bobina.
Com o auxilio das duas mãos, puxe com força o laminado sobre as peças, cuidando para que as peças a serem moldadas estejam alinhadas.
Verifique se o laminado está fechando por completo o quadro para evitar perda do vácuo na moldagem.

Contudo existem máquinas que processam tudo isto apenas com um operdor nos comandos.



OBS.: Antes de acionar a modeladora levante novamente o laminado para ver o alinhamento das peças.

Recobrindo falhas da moldagem


A falta de calor aplicado na peça, pode ocasionar falha na moldagem nas laterais ou em algum detalhe da peça. Neste caso utilize um secador térmico para efectuar este acabamento, tendo o cuidado para que não fure o laminado com o excesso de calor localizado.
Caso isso ocorra, tape o furo com o auxílio de um pano seco ou com a mão, moldando suavemente a imperfeição e fazendo o material aderir novamente.
Não deixe o furo aberto pois isto vai fazer com que o laminado descole naquele ponto de falha.


Retirar as peças da prensa


Para a retirada das peças da prensa, utilize um bisturi cortando o laminado que sobrou
entre uma peça e outra, cuidadosamente.
Para fazer o acabamento das peças e retirar o excesso de laminado, utilize um bisturi, deitado, e
faça o corte rente a peça.
Os cantos devem ser verificados antes de efectuar o
corte pois caso necessite de reparos deve-se, com o auxilio do secador térmico, em temperatura
média efectuar o a eliminação da falha.

Em Caso de Falhas Desmoldar uma peça

Caso haja uma peça que deva ser desmoldada por alguma razão, esta deverá com o auxilio do secador térmico e com uma luva ser efectuada da seguinte forma.
Comece, pelos cantos, a aquecer o laminado Lamiecco até que o material fique flexível (mole) e vá puxando-o aos poucos, evitando colocar força excessiva, pois caso isso seja feito, vai danificar o MDF.
Caso haja pequenos danos no MDF, regularize a superfície novamente antes de proceder nova
moldagem.

3 Comentários:

Renata Brigeiro disse...

Tenho visto o postforming à vendas em casas como IKEA, AKI, etc, para utilizaçõ como bancada de cozinha, em substituição da pedra. Esta troca é viável ou é uma má opção?

Dicaf disse...

Olá Renata

Estes paineis de postforming que vê á venda nesses espaços comerciais podem ter mil e uma apilcações diferentes. Actualmente numa subtituição de materiais alternativos numa tentativa de baixar preços, utiliza-se muito em bancada de cozinha.

Agora depende da duração e a forma como utiliza o seu espaço cozinha. Claro que o postforming tem uma duração inferior à pedra, fundamentalmente devido à sua composição de aglomerado de particulas. No entanto, se a sua apilcação for feita de uma forma correcta com o uso de silicones cola e veda base poliuretano de boa qualidade, nas zonas circundantes do lava-loiça e paredes a sua duração cresce em larga escala uma vez que esta boa colocação previne a absorção de àgua por parte do painel. este tipo de tampo poderá ser justificado em mobiliário de cozinha tipo IKEA ou equivalente em que geralmente a duração é mais reduzida.

É de notar que se pretende uma cozinha para o resto da vida, de preferencia em madeira maciça, um tampo em pedra é sempre mais resistente e duradouro. Existem no entanto outros materiais alternativos, embora isso dependa um pouco do valor que pretenda gastar... como por exemplo o CORIAN, que se trata de um tampo acrilico com elevada resitência equiparado à pedra.

Espero ter ajudado..

Dicaf

Raquel Grecco disse...

Dicaf, boa tarde!
Bastante interessante este processo, mas me diz uma coisa, devemos usar 1 chapa que cubra todas as portas, ou para cada porta devemos usar o pedaço de chapa de pvc?

Temos peças grandes que gostariamos de utilizar o mesmo processo, mas ainda não conseguimos fornecedores aqui no Brasil que trabalhem com isto, se puder me dr uma dica, eu agradeço.

Abraços,

Raquel Grecco
(55) (11) 4448-8700
raquel@unidadecomercial.com.br