OSB – Comparação com outros derivados de madeira

· O OSB é um painel estrutural, o qual não concorre directamente com o MDF pois o último não tem função estrutural. O seu concorrente directo é o painel contraplacado que apresenta indicações para os mesmos tipos de usos.
· O OSB possui uma óptima resistência físico-mecânica, performance de arranque a parafusos e possibilidade de pintura equivalente aos outros painéis estruturais. Outra característica é a qualidade interna, superior ao do contraplacado, devido à inexistência de nós e vazios. No contraplacado multilaminado é comum a ocorrência de falhas e existência de densidades diferentes no interior que podem comprometer a resistência à ruptura e à elasticidade, além de influenciar a estabilidade do painel.
· O processo de produção em grande escala automatizado, proporciona às chapas qualidade absolutamente uniforme. Comparando o OSB com outros materiais, o produto apresenta resistência superior ao MDF e ao aglomerado de particulas quando submetido a ensaios de resistência à ruptura e à elasticidade. Entretanto, esses dois materiais não possuem função estrutural e são indicados principalmente para o uso na indústria moveleira. O OSB possibilita a maquinação com espessuras menores para uma resistência similar ou superior. No requisito de resistência à acção da água, o OSB é similar ao contraplacado fenólico quando tratamos de descolagem.

Seja o primeiro a comentar!