Espécies de madeira - Freixo

Nomes Científicos: Fraxinus spp.

Família: Oleaceae. A mesma família a que pertencem a oliveira e muitas outras árvores do género Fraxinus.

Origens (mais comuns): A espécie Fraxinus excelsior é encontrada em latitudes temperadas da Europa, das Ilhas Britânicas à Rússia, em altitudes de até 1.500 metros, excepto no centro-sul da Península Ibérica e no extremo sul da Grécia e Itália. Outras espécies são encontradas na região mediterrânea da Europa, Ásia Menor e norte da África, inclusive Fraxinus angustifolia (o mais comum na Península Ibérica e África do Norte) e Fraxinus ornus (o mais comum na Grécia). Outras espécies são encontradas na América do Norte e nas regiões temperadas da Ásia.

Nomes (mais comuns): O freixo, fresno em castelhano, ash em inglês, frêne em francês, frassino em italiano, Esche em alemão, melía em grego, é uma árvore do gênero Fraxinus. Nos EUA, também se chama ash a árvores dos gêneros Zanthoxylum e Sorbus.

Características Gerais e Morfológicas

Árvore de porte médio que pode atingir cerca de 25 metros de altura e folha caduca. O Freixo americano possui uma aparência similar ao Freixo europeu

Borne: Branco ligeiramente acastanhado, quase branco.
Cerne: Marrom cinzento a marrom claro, ou amarelo pálido com nós marrons
Medula: Castanho acinzentado a castanho claro, ou a amarelo pálido com listado castanho.
Veio / Fio: - Grão: Direito.
Textura: Grosseiro e uniforme.

PROPRIEDADES FÍSICAS


Densidade / Massa Volúmica (12% H): 680-700-750 Kg / m3
Coeficientes de Retracção
Volumétrica: 19,1 %
Tangencial: 5,1 %
Radial: 3,2 %

PROPRIEDADES MECÂNICAS

Flexão Estática: 130-160 N/mm2
Flexão Dinâmica: 6,7-8,8 J/cm2
Compressão Axial: 43-59 N/mm2
Compressão Perpendicular: 20,4 N/mm2
Módulo de Elasticidade: 11900-13900 N/mm2
Força de Corte: 12,0-13,4 N/mm2

PROPRIEDADES TECNOLOGICAS

Possui propriedades de resistência óptimas em relação ao seu peso, com excelente resistência ao choque e bom ao encurvamento sob acção do vapor.
A serragem não apresenta dificuldades particulares, sendo considerada bastante fácil de executar.
A secagem é relativamente rápida e fácil de executar, apresentando um ligeiro risco de empeno e aparecimento de fendas quando se usam temperaturas demasiado elevadas.
Não apresenta problemas durante a fase de mecanização, apresentando elevada aptidão para a curvatura.
A colagem e acabamento realizam-se sem dificuldades, apresentando boa recepção de ceras, velaturas, vernizes, etc.
A pregagem e aparafusagem requerem pré-perfuração para evitar a abertura de fendas.

DURABILIDADE

O cerne não é resistente à degradação. O borne é susceptível ao ataque do caruncho e insectos xilófagos mais comuns.
Impregnabilidade: Moderadamente difícil no cerne, enquanto o borne é permeável.

O Freixo no Ecossistema

Raramente forma povoamentos puros mas é frequente na orla de povoamentos de outras espécies. Ocorre vulgarmente junto a uma linha de água, mas também em bordaduras de terrenos frescos (como os lameiros), onde forma pequenos bosques.

Utilizações

A madeira de freixo é de muito boa qualidade por ser elástica e dura. É aplicável essencialmente a interiores, mobiliário, pisos, portas, arquitectura interior, acabamentos de luxo, painéis. Pode também ser usado para trabalhos de tornearia.


Em países onde é muito comum, é muito usado como lenha, pois arde relativamente bem mesmo quando está verde. Devido à alta flexibilidade e resistência à quebra, foi usada tradicionalmente para cabos de ferramentas, raquetes de ténis e tacos de bilhar. É também usada em instrumentos musicais, principalmente guitarras eléctricas e revestimento de móveis de escritório.

3 Comentários:

marcio disse...

procuro uma folha de madeira que parece que uma prensa afundou uns sucos ou passou numa maquina de massa de pastel fazendo uns baixo relevo de tanto em tanto o nome que deram rovere carbone esses baixo relevo sao bem assimetricos por isso digo que parece que passou na maquina de massa de pastel qem me ajudara ???rs rs

Marcio cel 9153 7317 fixo 3851 6731

Dicaf disse...

Olá Marcio

Pela descrição queme deste não consigo identificar a folha que precisas.

Segundo a referência/ o nome que indica, encontrei uma referência da Masisa - MDF Rovere Oscuro. Não quero estar a dizer que é exactamente, mas a textura parece folha de carvalho com uma velatura escura.

Espero ter sido util em alguma coisa.

Dicaf

Ferras disse...

Olá boa tarde, estou a procura de um bloco de freixo para a construção de uma guitarra? Será que ha disponivel no tamanho de 45*40? Onde poderei comprar?