Aglomerado de Particulas

Sendo provavelmente o mais comum dos produtos derivados de madeira, o aglomerado de partículas é muito versátil no respeitante às suas potenciais aplicações. Adequado para uma utilização generalizada em mobiliário e na construção, o aglomerado de partículas é uma placa de três camadas, com uma superfície macia, uniforme e plana. Os diversos tipos de aglomerado disponíveis garantem um comportamento equilibrado, tanto em condições secas como quando existe risco de humidade ou eventuais exigências de resistência ao fogo.




O aglomerado de partículas é um material derivado da madeira. Este material na atualidade é muito usado no feitio de móveis e artesenatos, substituindo em parte o contraplacado. Não é apropriado para uso em lugares húmidos ou expostos a luz direta do Sol. É composto por particulas de madeira de três diferentes dimensões unidas por resinas especiais fenólicas e prensagem a quente, de forma que a superfície fique mais densa (particulas menores) e o centro da placa fique menos denso (particulas maiores). Isto contribui para a estabilidade da placa e uma superficie menos porosa, que poderá receber aplicação de tintas, vernizes, folheados de madeira ou sintéticos. A madeira utilizada pode vir de plantações próprias (reflorestamento) ou restos de madeiras (reciclagem).

A madeira é processada mecanicamente afim de se obterem partículas de vários tamanhos que depois de seleccionadas são pulverizadas com resinas. No mercado nacional é utilizado o pinho maritimo como madeira principal, utilizada nas faces, e madeira de aproveitamentos/reutilização para a camada interior. O passo seguinte é o da formação do colchão composto por três camadas, em que ambas as faces são constituídas por partículas de granolometria muito fina e a camada intermédia por partículas de granolometria maior. O colchão formado pelas três camadas é prensado a altas temperaturas obtendo-se no final placas homogéneas de aglomerado de madeira, designadas por placas de aglomerado cru, que depois de aparadas, cortadas nas medidas standard ou especificas vão a estabilizar enquanto arrefecem. Posteriormente são lixadas. No processo da mistura das partículas da madeira com resinas podem ser incorporadas outras substancias químicas que conferem ás placas propriedades hidrofugas ou ignifugas sendo a propriedade hidrofuga apresentada com pigmentos de cor verde e as ignifugas com pigmentos de cor vermelha. As placas de aglomerado cru podem ser revestidas com folhas de madeira nobre passando a ser designadas por placas de aglomerado folheado ou serem revestidas a papel embebido em resinas melaminicas passando a ser designadas por placas de laminado ou placas de aglomerado melaminico, os diversos fabricantes utilizam marcas registadas para designarem estes tipos de produtos.


Processo de Produção.O processo produtivo das placas de madeira aglomerada é realizado por meio de um processo seco e inclui a aplicação de resinas uréia-formaldeído para formar a chapa de aglomerado, além da possibilidade de utilização de diversos produtos químicos para evitar mofo, umidade, ataque de insetos e aumentar a resistência ao fogo.


O fluxo de produção das chapas de madeira aglomerada é descrito brevemente pelas etapas mencionadas abaixo:
1. Os toros de pinos e/ou eucalipto são inseridas em um tambor decantador;

2. Os toros passam em seguida por um Chipper, que as transforma em partículas de madeira;

3. As partículas são armazenadas em silos, passando em seguida por um secador e peneiras classificadoras, que separam as partículas que formarão as camadas interna e externa do painel;
4. As partículas passam por um processo de colagem e pela formadora, de onde saem três camadas, duas externas com partículas menores e uma interna com partículas maiores;
5. As camadas seguem para a prensa, de onde saem como chapas consolidadas após um processo a base de pressão e temperatura;

6. Finalmente, as chapas passam por uma serra, são lixadas de forma a sofrerem um acabamento superficial, classificadas e vão para a expedição.







"Aqui fica um link para um esquema de processo de fabrico... espero que seja util..."

http://www.sonae-industria-tafisa.com/image_bank/products/am_processofabrico.png




Tipos de AglomeradoAs placas de aglomerado são fabricadas com diferentes características, que variam em função de sua utilização final.
Podem ser classificadas de um modo geral em:
1. Chapas de revestimento: é a chapa "in natura", possibilitando receber os mais diversos tipos de acabamento.

2. Chapas revestidas: podem ser revestidas em uma ou duas faces com papel laminado de baixa pressão (BP), com película de celulose (Finish Foil), lâminas de madeira, laminado de alta pressão, pré-compostas,etc, podendo apresentar superfície lisa ou texturizada, acabamentos de diferentes brilhos e cores.




Usos e Aplicações
O aglomerado é indicado para confecção de portas de armários, tampos de mesas e outras peças onde se deseja obter um bom acabamento e uniformidade. Ele também é adequado para a fabricação de mobiliário de cozinha, quarto, sala e área de serviço com grandes vantagens sobre o contraplacado quando se trata de características físicas e econômicas (menor custo) e sobre o MDF para as mesmas funções, exceto para portas trabalhadas.
A madeira aglomerada é menos indicada para móveis que fiquem em áreas húmidas da casa por ter menor resistência a humidade. A humidade é fatal para o aglomerado, que, com tempo apodrece, a madeira costuma esfarelar em contacto frequente com ela.


Vantagens

· Densidade igual ou maior que a da madeira (característica que lhe dá maior resistência)

· Matéria-prima homogénea, feita com madeira de reflorestamento (o processo retira nós e imperfeições da madeira, evitando que rache ou deforme, aumentando a resistência)

· Baixo custo

· Resistência maior às pragas


Desvantagens

· Superfície e bordas grosseiras

· Baixa capacidade de ser trabalhada ( pouca possibilidade da madeira ser entalhada ou ser torneada podendo receber bordas)

· Pelas suas características técnicas, pode esfarelar com o uso de dobradiças e parafusos inadequados

· Não aceita pregos

· Baixa resistência à humidade


Panorama Mercado InternacionalOs painéis de aglomerado são os mais largamente consumidos no mundo dentre os diferentes painéis de madeira reconstituída existentes.
A produção mundial de aglomerados alcançou 84 milhões de m³, em 2000, destacando-se como maior fabricante os Estados Unidos responsável por 25% desse volume.
No período 1996/2000, o consumo mundial de aglomerado cresceu à uma taxa média anual de 6,5%; Estados Unidos e Alemanha são os maiores centros de consumo, representando 46% da procura.
O comércio mundial de aglomerado movimenta cerca de US$ 6 bilhões e 25% do consumo global (22 milhões de m³). A Europa concentra metade das transações realizadas. Observa-se que a comercialização se dá, preferencialmente, entre regiões próximas, uma vez que o preço do aglomerado não suporta valores de fretes para grandes distâncias.
A Europa é a principal região exportadora, enquanto América do Norte e Ásia/Oceania são importadoras. Os Estados Unidos são o maior importador mundial e o Canadá é o maior exportador. A China é outro importador de expressão.
Merece destaque a condição de importador líquido de aglomerado do Continente Asiático. Em 2000, a Ásia importou 2,5 milhões de metros cúbicos de aglomerado e exportou 1,3 milhão, segundo a FAO. Seus fornecedores tradicionais são os países da Oceania, principalmente Nova Zelândia, e da Europa.

1 Comentário:

nemias disse...

ola! sou um empresario brasileiro
tennho um progeto muito importante
na area de aglomerado gostaria de trocar umas ideias sobre o assunto